Livros juvenis

Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…
 
__________________________________________________________________

Sam e Grace são dois adolescentes que vivem um amor sublime e aparentemente impossível. Todos os anos, quando chega a Primavera, Sam, abandona a sua vida de lobisomem e recupera a forma humana, aproximando-se de Grace, mas sempre que regressa o Inverno, vê-se obrigado a voltar à floresta e a viver com a sua alcateia. Conseguirá o seu amor vencer os muitos obstáculos que ameaçam separá-los para sempre? Uma história cheia de aventuras e descobertas, mágica, original, que desafia a mente e enternece o coração.

Traduzido em mais de 30 países e já um bestseller internacional, Shiver- Um Amor Impossível foi considerado um dos melhores livros juvenis de 2009 por algumas publicações literárias como a revista Publishers Weekly. Maggie Stiefvater é uma jovem autora de 27 anos que nos relata a história de um amor impossível entre uma rapariga de 16 anos e um rapaz misterioso que se transforma em lobo quando o Inverno chega. E é desta luta por tentar permanecer humano que nascerá uma bela - e impossível - história de amor
 
_____________________________________________________________________
 
 Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

 




___________________________________________________________________


A vida de Allie está a desmoronar-se: detesta a cidade em que vive, o irmão fugiu de casa e ela foi presa. Mais uma vez. Os pais decidem mandá-la para uma escola para jovens problemáticos. Cimmeria não é uma escola normal: fica longe de tudo, não permite o uso de computadores nem de telemóveis, e os alunos parecem ser todos ricos ou sobredotados.

Ainda assim, a vida parece correr bem a Allie. Faz novos amigos e um dos rapazes mais atraentes da escola dedica-lhe toda a sua atenção. E há ainda Carter, um rapaz solitário com quem Allie tem uma grande afinidade.
Tudo parece perfeito, até que Cimmeria começa a tornar-se um lugar muito perigoso, onde ninguém está a salvo. Nada é o que aparenta, e até Allie descobre que não é quem pensava. Enquanto investiga os obscuros segredos da escola, Allie tem de decidir em quem confiar. E quem amar.
 
Um livro muito bom e que vale a pena ler.
 
______________________________________________________________

As grandes paixões de Jess eram o avô e a natação. Fora por isso que ficara radiante quando soubera que ia passar alguns dias de férias à casa onde o avô vivera a sua infância. Mas a alegria desvanece-se quando Jess descobre que o avô se encontra em estado terminal. Mesmo assim, o velho senhor parece estranhamente empenhado em terminar um quadro enigmático a que dá o nome «O Rapaz do Rio». Ao tentar ajudá-lo nesta última tarefa, Jess acaba por se deixar envolver pela tela, descobrindo a sua íntima relação com a vida do avô... Através de uma linguagem profundamente poética, Tim Bowler traça afinal neste seu «O Rapaz do Rio» uma metáfora sobre a vida, a morte e a perda e o crescimento interior que esta pode vir a despoletar. Uma obra galardoada em 1998 com a 'Medalha Carnegie'. A não perder!


_________________________________________________________

Imagine uma prisão tão vasta que abrange masmorras, galerias, bosques de metal, mares e cidades em ruínas.

Imagine um prisioneiro sem memórias mas que nega pertencer àquele lugar, mesmo sabendo que a prisão se encontra selada há séculos e que apenas um homem conseguiu escapar.

Imagine uma rapariga condenada a um casamento de conveniência e a viver numa sociedade futurista, vigiada por um sistema sofisticado de inteligência artificial mas concebida à semelhança de um cenário do século XVII.

INCARCERON é a prisão viva que observa tudo o que se passa dentro dos seus muros. Finn é o prisioneiro e Cláudia a filha do guardião da prisão, que vive num mundo exterior onde pouco se conhece sobre INCARCERON.

Ao encontrarem uma chave de cristal que lhes permitirá comunicar, os dois engendram um plano de fuga numa corrida contra o tempo. Mas INCARCERON vigia-os e a evasão exigirá mais coragem e tornar-se-á mais difícil do que pensam.
 
______________________________________________________________

Na escura Incarceron, os prisioneiros contam as histórias de um homem lendário: Sapphique, o único  capaz de escapar da terrível Prisão. Há centenas de lendas a seu respeito, mas será que alguma delas é real? Attia e Keiro acreditam que sim. Quando descobrem que um mágico maluco, chamado Rix estaria com a luva perdida de Sapphique, eles resolvem roubá-la. Enquanto isso, no Reino, Finn já não acha tão fácil ser um Príncipe, e vê-se às voltas com dúvidas a respeito de sua própria identidade. Quem somos nós? Podemos fazer tudo aquilo que os outros esperam de nós? Podemos escapar de nós mesmos? Viva os terrores da Ala do Gelo, um duelo, um baile de máscaras e a temível ira de uma Prisão determinada a abandonar seus detentos à infinita escuridão e à morte.


_________________________________________________________________

Mais do que um livro de fantasia e aventura, Portas Mágicas narra a extraordinária transformação interna de uma adolescente deprimida e insegura numa jovem confiante e preparada para enfrentar os desafios da vida adulta. No final da demanda, Sara aprende a derradeira lição: que a magia prevalece sempre que abrimos portas para mundos de inefável beleza, onde nos permitimos ser quem somos e onde a vida acontece.

Um livro lindo, emocionante, cativante, muito bem escrito e com um enredo excelente.
Destacam-se os valores: responsabilidade, amizade, respeito, amor, carinho.
Na luta entre as trevas (o mal) e a luz, vence a luz (o bem) e os dois mundos, que se influenciam, magicamente, um ao outro, podem continuar com a sua existência.


___________________________________________________________________

Entre o sobrenatural e a história de amor, Imortal é um romance intenso e perturbador que entrelaça passado e presente, amor e amizade, forças sobrenaturais e criaturas extraordinárias. O colégio de Wyldcliffe Abbey para Raparigas, a nova escola da protagonista da história, Evie, é o local onde tudo acontece: a paixão por Sebastian, as visões fantasmagóricas e angélicas de uma rapariga estranha, o vislumbre de fragmentos de um passado que desconhece a experiência do primeiro amor. Intercalando o dia-a-dia de Evie no exigente colégio e as entradas de um diário antigo, Imortal transporta o leitor para dois mundos aparentemente distintos, mas muito próximos. Os leitores de Imortal confessaram que a história os agarrou desde as primeiras páginas. Estarão os leitores portugueses de acordo?
Quando a avó adoeceu gravemente e Evie se viu obrigada a mudar-se para um colégio interno, nunca lhe passaria pela cabeça acreditar em fantasmas, magia e outros elementos sobrenaturais. Mas, em Wyldcliffe Abbey, coisas estranhas acontecem e, enquanto Evie se tenta adaptar ao modo de vida daquele lugar de regras estritas, a estranha presença de Sebastian desperta no seu interior sentimentos poderosos. Mas Sebastian não é o que parece e o colégio não é tão seguro como poderia parecer.
Misterioso e envolvente, este é um livro que cativa desde as primeiras páginas. A história de Evie não é propriamente feliz. A mãe morreu no mar, o pai vive no estrangeiro e a avó está gravemente doente. Além disso, Wyldcliffe Abbey é um colégio de ricos, com todo o elitismo associado, e, enquanto bolseira, Evie é naturalmente excluída desde o momento em que chega à abadia. Esta vida solitária e não propriamente fácil ajuda a despertar um certo interesse pela protagonista, uma certa simpatia, mas não são, ainda assim, os problemas de Evie (tal como não o será, depois, o fator romance) o elemento que mais se destaca nesta história.
Com uma escrita acessível e fluída, não muito descritiva, mas bastante bem sucedida na criação de um ambiente misterioso, a autora mistura elementos de romance, fantasia e mistério, para contar uma história cativante e que mantém constante a vontade de saber mais. Cruzando a história de Evie com elementos de um passado distante, surge uma história de conhecimento mágico onde o perigo está onde menos se espera e a verdadeira natureza de Sebastian, ainda que insinuada desde cedo, acaba por estar na base de alguns dos momentos mais marcantes do livro.
Personagens cativantes, uma história interessante e um cenário enigmático dão origem a uma história misteriosa, que, tendo os seus momentos de romance, não se prende demasiado na descoberta da relação entre Evie e Sebastian, o que, surpreendentemente, apenas contribui para tornar a sua ligação um pouco mais genuína. E, ao conjugar os elementos de emoção e mistério na medida certa, o resultado é uma leitura quase compulsiva, onde apenas se fica a sentir a falta de um pouco mais de aprofundamento da história.
Leve, agradável e bastante intrigante, uma história cativante, contada de forma simples, e que deixa muita curiosidade para o que se seguirá.

_______________________________________________________________

Quando Evie Johnson entrou na Escola de Wyldcliffe Abbey para raparigas, a sua vida mudou de uma forma que não lhe teria sido possível prever: a descoberta da sua ligação a Lady Agnes, os laços especiais estabelecidos com Helen e Sarah e a sua irmandade nos espantosos segredos do Caminho Místico. Acima de tudo, o amor de Evie por Sebastian virou-lhe o mundo do avesso. Agora, Evie regressa a Wyldcliffe para outro período e mais perigo. Rodeada de inimigos, vive os dias com medo de que Sebastian caia nas trevas da servidão com os Senhores Invictos. O conclave de bruxas de Wyldcliffe conspira para destruir Evie e usar Sebastian para assegurar a sua própria imortalidade. Ela e as irmãs têm de dominar o poder do Talismã antes que seja demasiado tarde. Mas Sebastian não virá, em última instância, a trair Evie? Nesta continuação de Imortal, a magia e o romance arrebatador atravessam as fronteiras do tempo para gerar emoção e suspense de cortar a respiração.



__________________________________________________________________

Passou um ano desde que Allie entrou na Academia Cimmeria, onde encontrou novos amigos, um novo amor e, sobretudo, um porto de abrigo. Mas dentro dos muros de Cimmeria existe um grave perigo. Um grupo misterioso e perverso está a tentar destruir a academia e tudo quanto esta representa. Os alunos correm perigo e, como se não bastasse, a família de Allie está no centro da tempestade. Consciente de que os segredos podem destruir até a relação mais forte, a rapariga terá de escolher entre salvar a família e confiar nos amigos. A vida de Allie transformou-se numa perigosa encruzilhada, onde tudo está em jogo. Até o amor...
C. J. Daugherty lança para o ar uma atmosfera de desconfiança e mentira que paira ao longo de todas as páginas e nos faz desconfiar de todas as personagens. Nesse sentido, é sem dúvida um trabalho memorável! Assim, com esta obra somos catapultados para uma mini-sociedade em que tentamos, a todo o instante, descortinar os motivos de cada um para algo que ainda nem sabemos se fizeram.
Neste livro encontramos, novamente, Allie, a protagonista, que terá de "lutar" contra ameaças externas, mas também conflitos interiores! De facto, não só terá de lutar contra o que ameaça a Escola Nocturna, mas encontrar-se-á "implicada" num triângulo amoroso muito interessante.
Encontramos, também, outras personagens de quem gostamos, outras que odiamos... Sylvain é um rapaz francês com o qual não nos conseguimos "ligar" durante todo o livro; Rachel, é a amiga de Allie e, apesar de gostarmos dela, temos o pressentimento de que, em livros futuros, grandes coisas serão reveladas... estaremos atentas para os próximo(s) livro(s). Depois temos a Jo que despoleta em nós sentimentos contraditórios. Temos ainda a Jules, a Isabelle, a Nicole... enfim, tudo personagens que enriquecem esta empolgante história!
Uma história a conhecer, especialmente para quem gosta de suspense e de ficar agarrado às páginas de um livro, cheio de vontade para saber o que irá acontecer...
____________________________________________________________________

Baseada num conto popular mexicano, A Pérola constitui uma inesquecível parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo tão contraditório em que vivemos. É, assim, a história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu… levando com ela os sonhos bons e maus que representava, mas é também a história de uma família e da solidariedade especial entre uma mulher, um pobre pescador índio e o filho de ambos.











________________________________________________________________________

A estátua do Dragão de Ouro permanece oculta num pequeno e misterioso reino, encravado na Cordilheira dos Himalaias. Segundo reza a lenda, este magnífico objeto, um poderoso instrumento de adivinhação incrustado de pedras preciosas, guarda a paz destas terras. Uma paz que agora, devido à cobiça na alma dos homens, pode ver-se perturbada.
N’ O Reino do Dragão de Ouro, Isabel Allende convida a entrar numa dupla aventura. Alexander Cold, a sua avó Kate e Nadia Santos, os protagonistas de A Cidade dos Deuses Selvagens, voltam a reunir-se. O leitor viverá com eles as suas peripécias e vicissitudes na beleza nua e límpida das montanhas e vales dos Himalaias, agora na companhia de novos amigos.
Mas a escrita mágica da autora também desvela o valor e a simplicidade dos ensinamentos budistas através do lama Tensing, mestre e guia espiritual de Dil Bahadur, o jovem herdeiro do reino, a quem guia pelo caminho do budismo e dá a conhecer o valor da compaixão, da natureza, da vida e da paz.
Um romance esplêndido, para leitores de todas as idades.
________________________________________________________________________

Depois da Amazónia e dos Himalaias - cenários dos primeiros livros da trilogia -, desta vez a aventura decorre em África, onde Nádia e Alexander acompanham a avó Kate em mais uma expedição da International Geographic.
Uma série de peripécias e os ciúmes de um elefante vão animar a semana que o grupo passa num safari. Mas o aparecimento de um padre espanhol vai alterar completamente os planos iniciais do grupo, arrastando-os a todos para um bosque misterioso habitado por pigmeus, depois de seguirem o rasto de dois missionários desaparecidos.
Novamente o mundo mágico dos espíritos vem em socorro da Águia e do Jaguar, e mais uma vez se veem confrontados, neste romance, culturas, costumes e crenças.





_______________________________________________________________________

Em "A Saga das Pedras Mágicas" os heróis, diz-nos Sandra Carvalho, têm uma profunda ligação à Natureza e aos Elementos, são apaixonados pela Vida e inteiramente determinados na sua coragem. A ação passa-se num tempo em que os sábios Druidas se recolhiam nas florestas para perpetuarem o Conhecimento que em eras passadas lhes fora transmitido pelos Seres Mágicos. O berço da heroína desta história, Catelyn, e dos seus cinco irmãos varões, situa-se na Grande Ilha, cada vez mais fustigada pelos ataques dos Viquingues. Os senhores locais formaram uma Aliança para os repelirem, consolidando essa política através de casamentos combinados entre os herdeiros das grandes famílias. Depois de uma infância paradisíaca, Catelyn cresce num mundo cada vez mais violento, assistindo impotente às manipulações da maldosa Myrna, a protegida do homem com quem o pai de Catelyn destinou casá-la.




_______________________________________________________________________

Depois de Mosca Mye «acidentalmente» pegar fogo ao moinho onde o tio a acolheu após a morte do pai, esta rapariga de doze anos não tem outra alternativa senão fugir da aldeia onde vive e ir em busca de outras oportunidades. Mas as coisas não vão correr exatamente como ela pensava. É que Mosca tem um dom bastante invulgar na sua comunidade, sabe ler, e esse facto mudará o seu rumo a caminho de Mandelion, onde uma série de circunstâncias a conduzirão ao centro de uma intriga política sem precedentes... Uma história mágica sobre o poder inspirador dos livros para construir um mundo melhor.









______________________________________________________________________

Órfão, guardião dos relógios e ladrão, Hugo vive por entre as paredes de uma movimentada estação de comboios parisiense, onde a sua sobrevivência depende de segredos e do anonimato. Mas quando, repentinamente, o seu mundo se encaixa - tal como as rodas dentadas dos relógios que vigia - com o de uma excêntrica rapariga amante de livros e o de um velho amargo, dono de uma lojinha de brinquedos, a vida secreta de Hugo e o seu segredo mais precioso são colocados em risco. Um desenho misterioso, um bloco que vale ouro, uma chave roubada, um homem mecânico e uma mensagem escondida do falecido pai de Hugo formam a espinha dorsal deste intrincado, terno e arrebatador mistério.







______________________________________________________________________

O coração de Valerie está dividido. Os pais querem que ela case com Henry, o filho do ferreiro, um rapaz gentil. Mas Valerie está apaixonada por Peter, um jovem lenhador de espírito independente e misterioso. O mundo está contra eles, mas os dois jovens apaixonados não imaginam viver um sem o outro e estão dispostos a lutar por isso.
Tudo muda quando a irmã mais velha de Valerie aparece morta. Suspeita-se do Lobo, uma criatura temível que assombra a floresta em redor da aldeia. É com horror que os habitantes da aldeia descobrem que durante o dia o Lobo assume forma humana e pode ser qualquer um deles. O perigo está à espreita e ninguém está a salvo.
As vítimas do Lobo não param de aumentar e Valerie começa a suspeitar que o Lobo pode ser uma pessoa muito próxima de si. Ela é a única que consegue ouvir a voz da criatura. E a mensagem do Lobo é muito clara: se Valerie não se render antes de a lua de sangue desaparecer do céu, todos os que ela ama morrerão.


_______________________________________________________________________

Rita, Maria, Miguel, Bernardo e Gonçalo são cinco amigos adolescentes que vivem a vida de forma despreocupada. A grande curiosidade de Miguel vai fazer com que o grupo - os famosos X-Teens - se envolva numa aventura intensa e perigosa. Uma sequência de mensagens de rádio de conteúdo enigmático leva-os a procurar uma misteriosa cidade subterrânea na serra de Sintra. Os X-Teens vêem-se confrontados com pistas enigmáticas que põem à prova a sua inteligência, coragem e o seu espírito de entreajuda.
Excerto: «Fiquei com um aperto no estômago. Nenhum de nós sabia o que podia estar no fundo das escadas. Mas era de certeza algo muito secreto. Ninguém se daria ao trabalho de colocar uma porta com código se não quisesse esconder algo. Atrás de mim, senti a Maria a tremer. Aquela não era a altura para voltar atrás. Já que ali estávamos, tínhamos de ir até ao fim. Se calhar havia mesmo alguém que precisava da nossa ajuda. Se calhar essa pessoa estava presa nos túneis aonde aquelas escadas iam dar.»


________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Agrada-me a seleção de livros para os jovens. Os livros que devoraram o meu pai é um livro fantástico que desperta a nossa curiosidade para outras leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostei muito de o ler. Achei-o muito interessante.

      Eliminar